Aplicação de borracha especial em produtos de vedação automóvel

2022/09/27 09:53

WhatsApp Image 2022-08-15 at 11.11.01.jpeg

De acordo com as estatísticas, um carro precisa de usar mais de uma dezena de tipos de produtos de borracha e mais de 100 tipos de acessórios de borracha, e o consumo de borracha representa cerca de 70% da produção mundial de borracha. A grave situação de proteção do ambiente e a mudança de conceitos de desenvolvimento e métodos de desenvolvimento chamaram a atenção para o aumento diário da borracha especial de alto desempenho e amiga do ambiente. A indústria automóvel tem requisitos rigorosos para a borracha. Além do seu excelente desempenho, deve também ter boa resistência a altas temperaturas, resistência ao óleo, resistência ao desgaste, etc. A borracha especial tem uma posição dominante na borracha automóvel.

Borracha fluorossilusicone

A borracha fluorossilus é obtida introduzindo um grupo fluoroalquilco ou semelhante na cadeia lateral da borracha de silicone para modificá-la. O desempenho do envelhecimento térmico da borracha fluorossilicone é excelente, principalmente porque a sua cadeia principal é uma ligação saturada de silicone-oxigénio, e a sua energia de ligação é muito maior do que a energia da ligação C-C. No entanto, a sua resistência ao calor é reduzida devido à adição do grupo trifluoropropyl. O grupo trifluoropropyl é facilmente oxidado a alta temperatura e produz gás nocivo contendo fluorina. A temperatura de funcionamento da borracha fluorossilicone não é geralmente superior a 288 °C. A borracha fluorossilução tem uma excelente resistência ao óleo e resistência à corrosão química, e pode manter um bom desempenho de vedação e vedação no ambiente oleoso de -6 8 ~ 230 °C. A borracha fluorossilução tem grandes vantagens em ambientes extremamente frios e extremamente quentes e ásperos. As suas aplicações em automóveis são principalmente: vedações do sistema de combustível, anéis O de motores automóveis e sistemas de transmissão, sistemas de aquecimento e arrefecimento, mangueiras turbo, etc. são amplamente utilizadas.

Fluororubber

A borracha fluorina é sintetizada introduzindo átomos de fluorina na cadeia principal ou na cadeia lateral da cadeia de carbono. Atualmente, mais de 60% da borracha fluorina é utilizada no fabrico de automóveis, e a sua resistência ao óleo, resistência à oxidação e resistência à corrosão são fortes. Na década de 1950, o meu país desenvolveu fluororubber poliolefin, e depois desenvolveu borracha perfluoroether um após o outro. A borracha fluorina tem um excelente desempenho em ambiente químico de alta temperatura e complexo. Nos automóveis, a borracha fluorina é utilizada principalmente para evitar que as vedações sejam corroídas em ambientes de alta temperatura e outros, e é utilizada para vedações de óleo dianteiro e traseiro, vedações de haste da válvula do motor, revestimentos de cilindros e embraiagens em vedações, transmissões e vários tipos de mangueiras. Com o ajuste da estrutura doméstica de combustível, a variedade de fluororubber também está a aumentar. O fluorobon 97110 fluororubber desenvolvido pela Dowty Company tem um teor de fluorina muito além do limite da borracha geral. O combustível é muito estável. Após a adição de bisfenol para a ligação cruzada, o fluororubber apresenta uma boa resistência alcalino, melhora as suas propriedades mecânicas após o contacto a longo prazo com o óleo do motor, etc., reduz a taxa de alongamento do ponto de rutura, e melhora consideravelmente o desempenho do selo.

Borracha de nitrilo hidrogenada

A borracha butadieno de nitrilo hidrogenada (HNBR) é um elastómero saturado formado pela hidrogenação da borracha butadieno do nitrilo. O elevado grau de saturação faz com que tenha boa resistência ao calor, resistência à corrosão química e resistência ao óleo. Além disso, o HNBR também tem uma boa resistência mecânica. Nos últimos anos, o desenvolvimento em larga escala de combustíveis mistos, como a gasolina de etanol, enfrentou muitos desafios para a borracha automóvel, enquanto o HNBR tem uma forte adaptabilidade aos combustíveis mistos e tem uma forte estabilidade entre muitos aditivos. A resistência à oxidação do HNBR torna-o mais adequado para vedações do sistema de combustível automóvel, borracha de vedação do compartimento automóvel, vários anéis de vedação e mangueiras de borracha resistentes ao óleo, especialmente para peças de vedação de automóveis de gama alta. Os fabricantes de HNBR incluem principalmente a Empresa Alemã Lanxess e a Zona do Japão, etc. A empresa doméstica Lanhua Company e a Jihua Company também obtiveram resultados importantes na investigação da HNBR.

Borracha acrílica

A borracha acrílica é preparada por copolização de acrilato, que tem excelente resistência ao óleo e resistência ao calor. A estrutura saturada da cadeia principal de borracha acrílica dá-lhe resistência ao ataque de ozono, e o grupo de ésteres que contém faz com que tenha uma resistência excecional ao inchaço do óleo de hidrocarbonetos. A borracha acrílica é comparável à borracha tradicional de nitrilo em termos de resistência ao óleo, e a temperatura de funcionamento é muito superior à da borracha de nitrilo, entre 175 e 200 °C, e a sua resistência ao frio e à resistência à água são relativamente fracas. Tem excelentes vantagens em meios de alta temperatura e oleosos, especialmente quando exposto a altas temperaturas. A borracha acrílica é geralmente utilizada para vedações de óleo de automóveis, principalmente para vedações de óleo de sistemas de óleo lubrificantes, absorção de choques e peças isolantes elétricas em contacto com o óleo. Além disso, também é usado em peças de borracha resistentes ao ozono e às intempéries.